Embora estejamos a viver numa sociedade cada vez mais individualista continua a existir a necessidade de rotular as pessoas… Nas coisas mais parvas como é obvio… Ao ler A Dirty Job de Christopher Moore, deparei-me comicamente com a estereotipagem dos Homens, em Alpha-Male ou Beta-Male.
Machos Alfa, o que dizer sobre esta sub-espécie que ainda não se saiba? Devo confessar que tenho uns alpha males preferidos, mas no entanto fictícios, como é o caso dos nossos queridos irmãos Reese e Francis e obviamente o “Legen… wait for it… dary” Barney Stinson! Para quem ainda tem dúvidas quanto à natureza e essência do macho alfa basta ver o Lock stock and two smoking barrels ou o Snatch, sim porque os filmes do Guy Ritchie estão repletos de vários tipos de alpha males, mas isso seria assunto para outro texto. Continuando, nas sociedades modernas um macho alfa é aquele que carrega os genes mais bem sucedidos da dita selecção natural, sendo esta criatura uma réplica contemporânea do seu ancestral mais próximo, o Homem das Cavernas! Portanto como pré-requisitos temos força física, confiança e atitude! Enquanto que o macho beta das sociedades modernas já vai com muita sorte se possuir uma destas características… Podemos considera-lo um homem bastante cuidadoso, que tenta a todo custo evitar qualquer tipo de risco e confronto físico. Este tipo tem fé nas crenças femininistas e muitas das vezes é um subordinado das mulheres, acreditando que os actos de submissão farão com que a mulher retribua o seu afecto e carinho. A tendência é pensar que os beta males são dotados de uma grande inteligência, mas segundo pesquisas que fiz, também podem ser burros. Os casos mais comuns são mesmo os da malta que idolatra o Keith Richards e secretamente até gostava de ser como ele, mas isso nunca se vai proporcionar devido às elevadas auto-restrições psicológicas. Já o Kurt Cobain também tem muitos adeptos desta sub-espécie, porque se o homem mais cool dos anos 80 se suicidou então ainda há esperança nesta vida! Ou na próxima! Basta um shot de lixívia!!! Só falta é a coragem, que como sabemos não é muito comum nos beta males. Este homem é o típico Leonard Hofstadter ou o Michael Cera da vida real!
Aposto que neste momento estão todos a roer as unhas a pensar, ai será que sou um beta male? Será que o meu namorado é um beta male?! Malta, não se preocupem que o Christopher Moore e a sua mente estranhamente brilhante criaram um questionário para responder precisamente a essas perguntas. Aviso desde já que tudo o que se segue já não é fruto da minha imaginação e intelecto (fraco), mas sim tradução do quiz “Are you a beta male?” que se encontra no material extra de A Dirty Job. Se por acaso acharem que não devem de realizar o teste porque têm medo do resultado ou porque estão demasiado confiantes do vosso estatuto a nível da sociedade masculina, não há problema, ponham-se daqui a andar!!!!!
Serei um Macho Beta?
(PS: Meninas se querem descobrir se o vosso rapaz é um macho beta, basta trocarem “ele é” onde está “eu sou”. É provável que queiram guardar os resultados para vocês.)