Primeiro que tudo há a esclarecer o título: falamos de fotografias de perfil de redes sociais, também conhecidas por Facebook’s, Hi5’s, netlog’s, e afins. Sites a que toda a gente - jovens, pais, avós, crianças que ainda não sabem escrever mas já sabem utilizar o computador - já aderiu, até os mais resistentes… Os mais velhos não são excepção e, como diz o Crabman, da série My name is Earl – “BuddyBook is what MySpace and Facebook used to be before all the old people ruined it."
As fotografias de perfil, como o nome indica, são normalmente acompanhadas pela descrição da pessoa com frases vulgares que todos gostam de citar e que, ironicamente, acreditam que as tornam únicas quando já todos as utilizaram! Para não fazer desfeita poderia citá-las, porém, são tantas que a escolha seria difícil e não estaria a dar o devido valor a todas…
Voltando ao tema principal, há fotos de perfil para todos os gostos e feitios: Fotos de rosto, de corpo inteiro, só dos olhos, em grupo, de paisagens, do pôr-do-sol, manipuladas no Photoshop, fotos a cores, a preto e branco e até em sépia!
O Photoshop é a salvação do convento e foto que se preze não pode descuidar o toque mágico deste programa revolucionário! Para quem não tem o programa ou as aptidões que este requer pode sempre utilizar o truque do “preto e branco” ou do “sépia” que resultam sempre e até dão um toque poético à fotografia.
Existem outras grandes obras, e não me refiro às fotografias de qualidade tiradas por uma qualquer olympus reflex, mas a fotografias manipuladas com programas que faço questão de desconhecer e que tornam uma banal foto num belíssimo arranjo com estrelas, brilhos e corações!
Nos tempos modernos qualquer um pode ser fotógrafo mas também qualquer um pode ser modelo! Tem tudo a ver com a postura certa, com o “sorriso-de-fotografia” já estudado, com o melhor lado e, por isso, estranhe-se a coincidência de a maioria das fotografias do perfil serem de perfil!
Posso afirmar que, embora haja de tudo para todos os gostos, existe um padrão inegável e repetitivo no que toca ao “género” de fotografia e, por conseguinte, irei agrupar, enumerar e corresponder o tipo de pessoa ao tipo de fotografia, para que se torne mais compreensível para vós leitores.
De certo, muitos de vós já terão reparado na série de características enumeradas abaixo:
O grupo social mas badalado pelas noites lisboetas, também conhecidas por betas, tende a colocar as suas fotos de saídas à noite, com as amigas todas em fileira e super sorridentes para a máquina fotográfica, mas com um toque especial: as amigas nem vê-las porque a foto foi estrategicamente cortada de modo a centrar a pessoa em questão, de modo que, por vezes, ainda se vê o cabelo ou o ombro de uma outra coitada que foi retalhada e à qual a outra se encostou para a foto!
E onde há raparigas, há rapazes (lógica inerente à condição humana que provém desde os tempos pré-históricos até aos dias de hoje e aproveitada inteligentemente pelas as discotecas com a Lady’s Night), logo não podemos esquecer os betos que, para não se darem a muito trabalho a tirar fotos, dão-se ao trabalho de procurar as suas fotos no Portugal Night e, após uma procura exaustiva da melhor foto de copo na mão, colocam-nas no perfil com a marca do fotógrafo lá cunhada!
As raparigas que, por desgraça divina, não são favorecidas pela beleza recorrem a outros artifícios: se forem bem apetrechadas deslizam a máquina 45º (mais grau menos grau) para baixo e CLIQUE! As chamadas mamografias!
As raparigas cuja auto-estima se encontra, enganosamente, e sublinho enganosamente, no auge, fazem do seu quarto o estúdio fotográfico e desatam a posar, quais modelos da Victoria’s Secret portuguesa, a Boutique Alcofa, de roupa interior, ou os chamados soutiens e cuecas, para a câmara fotográfica…
Os chungas não descuram a fotografia de corpo inteiro com o pezinho de lado e mãos nos bolsos. Se for com o (único) fato de casamentos e baptizados, melhor ainda!
Os que, para nossa desgraça, foram abençoados com uma carinha laroca e com um corpo jeitosinho, têm sempre fotografias tiradas na praia, de preferência estendidas ao sol ou, no caso dos rapazes, com uma prancha atrás!
Temos ainda os que raramente tiram uma foto de qualidade com a máquina fotográfica e que passam o tempo todo a utilizar a do telemóvel, esticando o braço como se fossem os outros fotografá-los, e que quando estão em casa se rendem à “qualidade” inegável e invejável da câmara do computador!
Há, também, o pessoal que adora tirar fotografias aos seus ténis de marca Nike, Adidas e tal, e aos bonés que fazem panelinha com os ténis e, ainda, aos relógios-cebola, um em cada pulso, com os braços cruzados!
Estranhamente, e este fenómeno parece ser preocupantemente crescente nesta geração, o pessoal na casa dos trinta tem sempre a foto de perfil do dia do seu casamento…
Sem esquecer os viajantes que posam sempre do mesmo modo mudando somente os monumentos de fundo.
Finalizamos com os “The old people” que ou estão sempre sentados à mesa nas fotografias ou estão vestidos com a roupa de andar por casa!
Devo admitir que o meu truque para uma “boa” fotografia minha é tirar de perfil, de tal modo que fico de costas! Ou colocar-me atrás da máquina…
Divirtam-se com esta paródia à música "Vou-te Excluir do meu Orkut"
LOOOOOOOL vi o esforço enorme que fizes-te em conter as descrições e não referir nomes! Mas de facto as fotos de perfil são passiveis de padronizar... e mais não digo!
ResponderEliminarP.S: Adorei a mamografia lol
LOOOOL
ResponderEliminarA minha preferida é a Boutique Alcofa, estava especialmente inspirada!
A mamografia bate as outras.só a lara para fazer descrições excelentes.
ResponderEliminarLOOOL
ResponderEliminarmamografia-2 boutique alcofa-0
Obrigada, Bá! :)
Olá só para dizer que a Lara é a minha escritora deste blog favorita.. Não sei explicar..
ResponderEliminarTu também és o meu leitor preferido, Totó :)
ResponderEliminar*
opah atingiste me! :) eu fui de férias e pousei nos monumentos da mesma forma:) com as minhas colegas... lol
ResponderEliminaradorei mto bom mesmo:)
LOL
ResponderEliminarObrigada!:)
Eu dessas tenho às carradas, sempre o mesmo sorrisinho e a mesma postura! Só muda o fundo! Aquela que tenho no facebook era para ser tirada com o big ben atrás mas entretanto passou o autocarro e ficou na foto! Depois lá tirei outra igualzinha já com o big ben!
eu uso sempre o paint pra tirar o ar de drogado!
ResponderEliminarLOOOOOOL
ResponderEliminarTinha-me esquecido do Paint! Desenrasca sempre que é preciso!
parece-me e que tu nem de costas...
ResponderEliminarHá vida em Totices! Da mais reles e inferior mas há! Há esperança na recuperação deste modesto blog que ainda tem uns quantos aficcionados! Weee
ResponderEliminarPois é de costas que me verás sempre pq nunca me darei ao trabalho de me virar e olhar para ti! (Como sentia falta disto... estou a ficar nostálgica!)